facebook youtube twitter

T Tech & Lazer

Detalhes… no Reino encantado de Palmela… na “crista” da Serra do Louro

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Detalhes… no Reino encantado de Palmela… na “crista” da Serra do Louro.. “Não faças a tua felicidade depender daquilo que não depende de ti” - Autor Desconhecido

Num passeio em comunhão com a natureza pela serra do Louro, deliciamo-nos com a paisagem…
Quando olhamos no sentido de Nordeste podemos ver alguns dos dezoito Moinhos existentes na serra, e mais ao longe, já noutra elevação o imponente Castelo de Palmela.
Estes velhos moinhos testemunham um dos poucos recursos tecnológicos que as gentes teriam ao seu dispor, até à década de 40 do século XX, felizmente a grande maioria esta ainda em boas condições, havendo alguns que ainda funcionam e produzem farinha, como é o caso dos moinhos vivos que aliados a uma padaria, ainda produzem o “pão” todos os dias.
Em Palmela, com uma população sobretudo dependente da agricultura, e por isso com fraca capacidade de produção e acumulação, os meios tecnológicos de que se dispunha foram até muito tarde os mais elementares. Os moinhos, movidos pela força, gratuita, do vento, transformarão em farinha o trigo que, até às primeiras décadas do século XX, existe em abundância, sobretudo no vale dos Barris.
A Serra do Louro acompanha a Norte e uma distância mais ou menos constante o relevo da Serra de S. Luís, marcando o limite do Parque Natural da Arrábida. As costeiras da Serra do Louro foram consideradas de valor relevante-excecional e constituem um dos exemplos mais perfeitos de costeiras em Portugal; são um excecional caso de relevo em costeiras assimétricas, apresentando a melhor sequência estratigráfica cenozóica de todo o PNA e possui níveis especialmente ricos.


(38°33'16.17"N 8°56'27.20"W) Palmela – Setúbal - Portugal
#Portugal #Palmela #Moinho #Castelo#SerraDoLouro #ParqueNaturalDaArrabida#Arrabida #Setubal

©Daniel Jorge https://www.facebook.com/fotos.djtc

— em Serra Do Louro.

Email:

geral@distritonline.pt / publicidade@distritonline.pt

Telefone:

916 797 042

Google Bottom