facebook youtube twitter

T Tech & Lazer

CRITICAL Software Inaugura uma Nova Era de Conectividade em Coimbra

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

A CRITICAL Software traz até Coimbra a iniciativa ‘The Things Network’, uma rede livre e de código aberto, exclusivamente dedicada à Internet das Coisas, o que coloca Coimbra mais perto de se tornar uma ‘open smart city’.

critical

Coimbra, 31 de Outubro de 2017 – A CRITICAL Software traz até Coimbra a iniciativa ‘The Things Network’, uma rede livre e de código aberto que coloca Coimbra mais perto de se tornar uma ‘open smart city’. A primeira fase desta rede para a Internet das Coisas foi lançada em setembro e representa uma nova era de interconectividade para as empresas e as pessoas de Coimbra.

Uma rede sem fios com a particularidade de ser de longo alcance e que não requer a subscrição de dados móveis ou códigos WiFi para que os dispositivos associados à Internet das Coisas possam comunicar. Também opera com uma baixa taxa de consumo de energia, graças à tecnologia inteligente LoraWAN™. É por isso perfeita para ligar os dispositivos à Internet, na medida em que podem funcionar vários anos com uma única carga e comunicar a vários quilómetros de distância.

Com este desenvolvimento, Coimbra junta-se a um número crescente de cidades e regiões de todo o mundo que já beneficiam de conectividade de dados para a Internet das Coisas a baixo custo, num ambiente aberto e colaborativo.

O projeto, financiado pela CRITICAL Software e implementado pelo FIKALAB - o programa interno de pesquisa e desenvolvimento da empresa, começou com a instalação das primeiras estações base na cidade, incluindo uma na sede da CRITICAL em Coimbra.

A rede é baseada em tecnologias associadas à Internet das Coisas e continuará a crescer à medida que novos parceiros se liguem. A adesão de várias instituições de ensino e investigação planeada para os próximos meses vai ajudar a potenciar a investigação e inovação em conjunto com as empresas e a economia local. Espera-se ainda que a rede expanda para cobrir todo o centro da cidade até ao início de 2018.

O líder do projeto, António Alves, explica porque trazer para Coimbra a iniciativa ‘The Things Network’ representa um importante passo em frente: "Estamos satisfeitos por ter facilitado o lançamento desta iniciativa, uma rede para as “Coisas”, que será detida e gerida pela população de Coimbra. Para que uma cidade se torne "inteligente" e opere de forma sustentável, iniciativas como esta devem envolver as pessoas que vivem e trabalham na cidade. Esta rede representa uma nova vantagem competitiva para Coimbra e estamos entusiasmados com os benefícios que irá certamente trazer para a economia local".

Para saber mais sobre este projeto, visite o site: https://www.thethingsnetwork.org/community/coimbra/

 

Fonte: Valkirias

Email:

geral@distritonline.pt / publicidade@distritonline.pt

Telefone:

916 797 042

Google Bottom