facebook youtube twitter

S Sociedade

4.º Festival da Enguia da Lagoa de Santo André enaltece maravilha gastronómica local

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 

A expectativa volta a ser grande para a 4.ª edição do Festival da Enguia da Lagoa de Santo André - Mostra Gastronómica nos Restaurantes, no seguimento do sucesso dos três primeiros anos da iniciativa. De 19 a 28 de janeiro, são esperados milhares de visitantes. A organização está a cargo da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, com o apoio da Junta de Freguesia de Santo André.

Durante dez dias, os restaurantes Cascalheira, Chez Daniel, Martins, Faz-te Esperto, Ti Lena & Casa do Gin, Charrua, Quinta do Giz, Tasquinha do Ilídio, Snack Bar Arco Íris, Ti Adélia, Café Snack-Bar A Palmeira e Copacabana, todos situados na freguesia de Santo André, disponibilizam vários pratos confecionados com uma das mais tradicionais maravilhas gastronómicas locais.

Os visitantes serão desafiados a apreciar os sabores de uma iguaria única que é a enguia. Enguias fritas e grelhadas, ensopado de enguias, caldeirada de enguias, ou cataplana de enguias, são alguns dos pratos que os doze restaurantes aderentes disponibilizam nos dez dias do Festival, abrilhantados com momentos de animação cultural, que prometem ser o complemento ideal da vertente gastronómica.

“Nesta 4ª edição procuramos, uma vez mais, dar a conhecer esta iguaria, que é muito própria da Lagoa de Santo André. Sabemos que a confeção da enguia, em particular na freguesia de Santo André, está muito enraizada. Queremos valorizar esse património e também poder contribuir para a dinamização da economia local, em particular a restauração da freguesia, na época baixa. Queremos também promover o Município, e conseguir, à semelhança dos anos anteriores, atrair muitos visitantes nos dez dias do Festival e cativá-los para as restantes semanas do ano” refere o Presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém (CMSC), Álvaro Beijinha.

“Contamos com um produto de qualidade”, assegura Álvaro Beijinha, atendendo a que “é capturada na Lagoa de Santo André, um ex-libris ambiental” integrada numa Reserva Natural.Estamos com um expectativa bastante elevada para esta edição, o Festival tem cada vez mais uma grande projeção a nível nacional”, adianta Álvaro Beijinha.

Nesta iniciativa preza-se o conceito de experiência gastronómica, facilitado pela excelência dos sabores locais, pelo saber cozinhar, pela genuinidade da cozinha alentejana, mas também pela inovação dos pratos apresentados, contribuindo para a economia local com a visita de turistas que aqui se deslocam para esse fim e paralelamente potenciar o património natural, histórico e cultural do Município.    

O Festival da Enguia da Lagoa de Santo André não tem qualquer caráter competitivo, nem pressupõe qualquer classificação entre os participantes, que vão estar, uma vez mais, única e exclusivamente focados em dar a conhecer aquele que é considerado um orgulho da gastronomia local, através do saber fazer e da criatividade.

 

cartaz festival da enguia 002

 

Fonte: CM Santiago do Cacém

Email:

geral@distritonline.pt / publicidade@distritonline.pt

Telefone:

916 797 042

Google Bottom