facebook youtube twitter

S Sociedade

Semana do Alcorraz: cozinha no Marcado do Livramento

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 

Uma sessão de cozinha ao vivo conduzida pelo chef Vasco Alves esta manhã, no Mercado do Livramento, em Setúbal, deu início à Semana do Alcorraz, certame que envolve, até dia 17, duas dezenas de espaços de restauração do concelho.

 

O pescado típico de Setúbal inspirou o professor da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal a confecionar duas receitas inovadoras, com a ajuda de três alunos do curso de Gestão de Cozinha.

Alcorraz em salada de agrião e alcorraz assado com maçarico acompanhado de gratinado de batata e legumes ao vapor foram pratos desenvolvidos para apresentar nesta iniciativa, “com a utilização apenas de produtos locais para promover os sabores de Setúbal e a sustentabilidade do ambiente”, frisou Vasco Alves.

O showcooking, organizado pela Docapesca e pela Câmara Municipal de Setúbal, com o apoio da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, começa com a explicação e a exemplificação, pelo professor e pelos alunos, de como deve ser filetado o peixe.

O proprietário de um restaurante na zona ribeirinha de Setúbal, Vítor Manuel, abana a cabeça e discorda. “Isso não é assim que se faz. Desperdiçam muito peixe.”

Vasco Alves ouve as dicas e convida-o a mostrar “como se deve fazer”. Vítor dirige-se à bancada de cozinha improvisada e fileta o peixe. O chef observa atentamente e não tem dúvidas. “Vê-se que há aqui muita arte. Ele está à vontade com o peixe, não hesita.”

Entretanto, na bancada também já se encontra Hudson Machado, cozinheiro brasileiro que se encontra de férias em Portugal com a mulher e veio propositadamente a Setúbal para conhecer o “fantástico” Mercado do Livramento, por indicação de um amigo.

Quando percebeu que estava a decorrer a sessão de cozinha ao vivo não hesitou em oferecer-se como voluntário para ajudar Vasco Alves e participar numa iniciativa “excecional para elevar a gastronomia local”.

Hudson fileta peixe, corta cebolas e pimentos, “tudo muito fininho, pois o que tem de brilhar no prato é o peixe”, frisa Vasco Alves.

Os três alunos da Escola de Hotelaria e Turismo que o acompanham começam o empratamento do alcorraz em salada de agrião e chamam os clientes do mercado para provar.

Depois de todos terem aprovado o primeiro prato, começam os preparativos para a segunda proposta da manhã. A bancada é limpa e, novamente, Vasco Alves exemplifica a técnica de filetar o peixe.

Desta vez ninguém se oferece para o ajudar e aprender a cozinhar o peixe de forma diferente, mas Vasco Alves explica todos os passos da confeção do alcorraz “assado” com maçarico.

“O filete é tão pequeno que não vale a pena levar ao forno. Basta passar com o maçarico para ficar cozinhado”, indica.

Batata-doce gratinada é colocada primeiro no prato, depois, legumes cozinhados ao vapor e, por fim, o alcorraz, que é regado com um molho feito com os aproveitamentos do peixe, como aparas e espinhas, e um pouco de hortelã da ribeira.

“É muito bom. Parabéns, chef”, são os comentários dos “críticos” que degustam o prato.

Vasco Alves volta a dinamizar, no último dia da Semana do Alcorraz, a 17 de dezembro, pelas 18h00, na Casa da Baía, uma sessão de degustação comentada, de participação gratuita, que inclui um apontamento musical pelo conjunto típico “Os Alcorrazes”.

A iniciativa requer inscrição prévia, até dia 14, junto dos serviços de turismo da autarquia, na Casa da Baía, localizada na Avenida Luísa Todi, pelo telefone 265 545 010 ou pelo endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Na Semana do Alcorraz, evento que conta com os apoios da Lallemand, da Makro e da Docapesca, participam os restaurantes Adega Leo do Petisco, Baluarte da Avenida, Bombordo, Cantinho dos Petiscos, Estuário do Sado, Ferribote, Mar Azul Snack-Bar, Novo 10, Petisqueira O Manuel e Poço das Fontainhas.

No certame marcam também presença os restaurantes Rebarca, Ribeirinha do Sado, Rius VIP, Solar do Marquês II, Taberna de Azeitão, Taberna Grande, Taberna Típica O Pescador II, Tasca das Marés, Tasca do Xico da Cana e Verde e Branco.

 

Semana Alcorraz Aula Culinaria 4

 

Fonte e imagem: CM Setúbal

Email:

geral@distritonline.pt / publicidade@distritonline.pt

Telefone:

916 797 042

Google Bottom