facebook youtube twitter

S Sociedade

Nuno Canta realiza presidência aberta junto das IPSS

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 

No passado dia 4 de dezembro, o presidente da Câmara Municipal do Montijo, Nuno Canta, iniciou um períplo de visitas a diversas instituições particulares de solidariedade social do concelho (IPSS), com o objetivo principal de reforçar a proximidade e parceria com estas instituições e conferir maior visibilidade ao trabalho de grande relevância que realizam em benefício das pessoas e do Montijo. 

Acompanhado pelos vereadores Ricardo Bernardes e Sara Ferreira, Nuno Canta esteve na zona Este do concelho, onde visitou a ALIP – Associação do Lar de Idosos de Pegões, o Centro de Ação Social e Cultural das Faias e a Casa do Povo de Canha.

Nesta época de Natal, o presidente da Câmara Municipal do Montijo deixou a dirigentes e utentes uma mensagem de boas festas e de esperança para o ano de 2018, mas sobretudo uma mensagem de orgulho e admiração pelo papel insubstituível que desempenham junto da comunidade montijense.

Na ALIP, atualmente com 42 utentes nas valências de creche, centro de dia para idosos e apoio domiciliário, foi possível contactar diretamente com os utentes, das crianças aos seniores, que utilizam diariamente os serviços e instalações da sede da ALIP, inaugurada em 2015 em terreno cedido pela câmara.

A visita ao Centro de Ação Social e Cultural das Faias serviu para verificar as diversas obras que foram efetuadas com o apoio da câmara municipal e que dotaram de melhores condições as instalações desta instituição, que tem 90 utentes nas valências de creche, pré-escolar, ATL, centro de dia para idosos e apoio domiciliário.

No total, nos últimos anos, a câmara apoiou a instituição em cerca de 47 mil euros, que permitiram a instalação de um toldo, de uma vedação no centro de dia, o apoio na aquisição de uma carrinha, pinturas diversas e outras obras. Foi, ainda, abordada uma futura parceria, entre a câmara, a Junta da União das Freguesias de Pegões e a instituição, para a utilização da antiga Escola Básica das Faias, que já não integra a rede de edifícios escolares e poderá servir para a dinamização de atividades para a comunidade.

O primeiro dia desta presidência aberta terminou na Casa do Povo de Canha. Atualmente, a instituição tem cerca de 125 utentes, prestando serviços nas áreas da infância e seniores.

A principal preocupação na Casa do Povo de Canha é o projeto do Lar de Idosos, que se encontra dependente de uma resolução jurídico-administrativa relativa à desanexação de uma parcela de terreno que é propriedade da Cooperativa Almansor. Nuno Canta assegurou que a câmara está a diligenciar todos os esforços para resolver com celeridade esta questão.

Este períplo de visitas às IPSS do concelho vai prosseguir no próximo dia 12 de dezembro, com a visita ao Sol dos Meninos do Centro Social de São Pedro do Afonsoeiro e à Cercima.

 

ALIP

 

Fonte: CM Montijo

Email:

geral@distritonline.pt / publicidade@distritonline.pt

Telefone:

916 797 042

Google Bottom