facebook youtube twitter

S Sociedade

Magusto: Bairro de Troino

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Bairro do Troino, em Setúbal, celebrou o São Martinho com uma festa comunitária, sábado à tarde, que contou com o contributo voluntário de moradores, comerciantes e instituições locais.

 

troino4

 

Castanhas assadas, batata-doce, água-pé e jeropiga foram o prato forte da festa, que contou com muita animação ao longo de toda a tarde, desde momentos musicais, a declamações de poesia e jogos tradicionais.

A iniciativa, promovida pela SEIES – Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social, com os apoios da União das Freguesias de Setúbal e da Câmara Municipal, representou um momento de cidadania e bairrismo, com vários voluntários a integrarem a organização.

A festa repartiu-se, faseadamente, por duas zonas da Praça Machado dos Santos, mais conhecida como Largo da Fonte Nova, de maneira a levar o espírito comemorativo do S. Martinho ao maior número de pessoas.

 

troino5

 

A maioria dos consumíveis resultou da angariação de donativos e patrocínios, casos da Auchan, que contribuiu com castanhas, da água-pé, a cargo da Quinta do Alcube, e do carvão, fornecido pelo restaurante Zé do Nabo.

Os vários artistas que animaram a festividade também colaboraram com o espírito comunitário, ao atuarem no evento a título gratuito.

O Magusto de S. Martinho do Bairro do Troino, que incluiu vários jogos tradicionais, em atividades a cargo da Federação das Coletividades do Distrito de Setúbal, e rastreios de saúde proporcionados pela Farmácia Luísa Todi, seduziu não só moradores locais, mas também curiosos de outras zonas da cidade, numa festa que acabou por passar as fronteiras bairristas.

O programa cultural apresentou atuações musicais do Coro do Centro Comunitário da Anunciada, Lara Assis, Abel Geada e António Cavalheiro, Filipe Narciso, Susana Martins e Maria Caetano, leitura de poemas por Mila Palmeirinha, Ismail Torres e Ciríaco Visitação e aulas de danças sevilhanas proporcionadas por Luís Costa.

 

troino8

 

Fonte: CM Setúbal

 

Email:

geral@distritonline.pt / publicidade@distritonline.pt

Telefone:

916 797 042

Google Bottom