facebook youtube twitter

S Sociedade

CHBM comemora o seu 8º aniversário

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) foi criado a 1 de novembro de 2009, contando atualmente com oito anos de atividade. Para assinalar esta efeméride realizou-se, no passado dia 8 de novembro, uma sessão comemorativa que contou com a presença de inúmeros profissionais e entidades externas.
 
A abertura do evento ficou a cargo do Presidente do Conselho de Administração do CHBM, Dr. Pedro Lopes, que fez uma retrospetiva do último ano, período que coincidiu também com o primeiro ano de mandato do presente Conselho de Administração, iniciado a 3 de novembro de 2016.
 
Reconheceu-se o esforço e empenho dos profissionais, protagonistas do aumento da atividade de consulta externa, internamento e cirurgias, da redução dos tempos de espera para primeira consulta e dos tempos médios de espera para cirurgia, traduzindo, em termos de resposta à população, um aumento da acessibilidade aos cuidados de saúde.
 
Nesta oportunidade foi salientada a criação de estruturas funcionais internas serviços que promovem um atendimento mais personalizado e humanizado dos utentes, de que constitui exemplo o Núcleo de Informações e Acompanhamento; a Unidade de Gestão do Acesso Hospitalar; o Gabinete de Acompanhamento dos Doentes e Familiares do Serviço de Urgência e a comunicação com os utentes via SMS.
 
No que respeita ao investimento em equipamentos e infraestruturas foi referida a execução plena da candidatura apresentada ao Programa Lisboa2020, no valor de 760.000€, a aprovação da candidatura formulada ao Programa “POSEUR”, a desenvolver até dezembro de 2019, no valor de 5,2 milhões de euros e as obras de beneficiação previstas para a Unidade de Técnicas Endoscópicas e Serviço de Urgência Geral, com valor global superior a 1 milhão de euros.   

Não foi esquecido o excelente trabalho de articulação desenvolvido com os hospitais da Península de Setúbal e outras unidades hospitalares da grande Lisboa, bem como a estreita colaboração estabelecida com o ACES Arco Ribeirinho de que resultou a celebração de vários protocolos de referenciação e de encaminhamento dos utentes entre as duas Instituições. Foi ainda evidenciada a qualidade dos projetos desenvolvidos com o ACES Arco Ribeirinho, apresentados ao “Programa de Incentivo à Integração de Cuidados e à Valorização dos Percursos dos Utentes no Serviço Nacional de Saúde” promovido pela Administração Central do Sistema de Saúde, I.P. e que obtiveram a aprovação desta entidade e a atribuição de cofinanciamento no valor global de  650.000 €, para intervenção integrada na área da Saúde Mental, Medicina Física e de Reabilitação e Cuidados Paliativos Domiciliários.  
 
O Dr. Pedro Lopes reconheceu a intensidade de trabalho dos últimos 12 meses, enaltecendo o profissionalismo e entrega dos colaboradores do CHBM.  
 
Constituindo os recursos humanos o principal ativo desta Organização, foram homenageados os profissionais que comemoram 20 anos de serviço no CHBM, tendo o Presidente do Conselho de Administração entregue uma pequena lembrança aos cerca de 30 colaboradores presentes, como forma de agradecimento pela sua dedicação e empenho.
 
Durante a sessão, assistiu-se a um momento musical com o Coro da Universidade da Terceira Idade do Barreiro (UTIB), que animou todos os presentes. No período da tarde, realizou-se uma eucaristia no Hospital do Montijo.
 
Ainda no âmbito das comemorações do aniversário, até ao dia 30 de novembro, decorre uma exposição na entrada principal do Hospital de Nossa senhora do Rosário, com o tema “CHBM em renovação”, através da qual se pretende dar a conhecer os projetos em desenvolvimento na Instituição.

 

DSCN3761

 

DSCN3686

 

Fonte: CHBM

Email:

geral@distritonline.pt / publicidade@distritonline.pt

Telefone:

916 797 042

Google Bottom