facebook youtube twitter

P Política

Nuno Magalhães questiona autarquia do Seixal sobre recolha de resíduos sólidos urbanos

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 

O deputado do CDS-PP Nuno Magalhães questionou a Câmara Municipal do Seixal no sentido de várias queixas recebidas no Grupo Parlamentar centrista, alegando falta de recolha de resíduos sólidos urbanos.

Nuno Magalhães quer, desde logo, saber se o autarca tem conhecimento de queixas relativas à deficiente recolha de resíduos sólidos urbanos no concelho do Seixal e em que moldes é feita essa recolha e com que periodicidade.

Além disso, o deputado do CDS-PP questiona também se a recolha de resíduos urbanos é da exclusiva responsabilidade da autarquia ou está subcontratada a alguma outra Entidade, e ainda, se a Câmara Municipal do Seixal dispõe dos meios humanos, motorizados e/ou outros, necessários à recolha diária de resíduos sólidos urbanos. Se sim, quais são esses meios, se não, que medidas estão a ser tomadas para resolver esta situação que pode, em última análise, colocar em causa a saúde pública da população.

O direito à saúde e a um meio ambiente equilibrado são fundamentais ao bem-estar e qualidade de vida das populações.

O aumento acelerado da população mundial e o crescimento desordenado das cidades criaram sérios problemas ambientais, e, hoje, um dos grandes problemas nas grandes cidades e áreas metropolitanas é a quantidade diária de resíduos sólidos urbanos, resultante de uma sociedade em que, a cada dia, se consome mais.

O lixo acumulado, seja em contentores individuais, de prédios ou condomínios, seja em ecopontos, normalmente nas ruas ou beiras dos passeios, causa sérios danos de ordem sanitária e ambiental, sendo que os benefícios da limpeza urbana para a sociedade, em geral, estão atualmente bem estabelecidos.

O Grupo Parlamentar do CDS-PP recebeu várias queixas de cidadãos do Seixal, alegando falta de recolha de resíduos sólidos urbanos.

No sítio internet da Câmara Municipal do Seixal, refere-se que em 2015 foi lançada a campanha ‘Seixal Limpo’, com o objetivo de sensibilizar todas as freguesias do concelho relativamente à correta deposição de resíduos, bem como proceder a um maior número de ações de fiscalização.

A Autarquia disponibiliza, aliás, um vasto leque de informações sobre higiene urbana, incluindo um calendário de recolha de resíduos porta-a-porta.

 

Fonte: CDS

Email:

geral@distritonline.pt / publicidade@distritonline.pt

Telefone:

916 797 042

Google Bottom