Os mendigos agora estão aceitando pagamentos móveis porque não carregamos mais trocos

Tecnologia

Seu Horóscopo Para Amanhã

Fazer pagamentos digitais por meio de telefones celulares é uma tendência crescente, graças a empresas como Apple Pay e Android Pay.



Mas, embora a prática esteja se tornando mais difundida no Reino Unido, não é nada comparado ao aumento da 'economia sem dinheiro' na China.



Até os mendigos começaram a aceitar pagamentos sem fio, oferecendo códigos QR (os códigos de barras digitalizáveis ​​em preto e branco) que os transeuntes podem usar para doar um pagamento.



Isso se deve principalmente à proliferação de smartphones mais baratos na China e ao domínio dos aplicativos WeChat e Alipay - que suportam pagamentos móveis diretos. Ambos se tornaram onipresentes nas cidades e áreas rurais de todo o país.

Como IBTimes apontado no início deste ano, mendigos em Jinan (uma cidade na província de Shandong, no leste da China) passaram a frequentar pontos turísticos populares e a receber pagamentos móveis de turistas.

Como nenhum dinheiro físico é trocado, muitas vezes pode ser mais fácil para os mendigos ganharem dinheiro.



No entanto, relatos da mídia local sugerem que o problema é realmente muito mais sombrio do que parece à primeira vista.

Não carregamos mais troco (Imagem: Getty)



De acordo com Canal da China , empresas nefastas estão realmente PAGANDO os cidadãos indigentes para estarem na rua mendigando. Como os pagamentos são digitais, eles podem facilmente receber uma pequena parte de cada transação processada.

Eu recebo 1 yuan [11p] por pessoa que escaneia o código”, disse um mendigo ao site.

Além de simplesmente desviar algum dinheiro, a prática também pode permitir que essas empresas coletem dados sobre os usuários do aplicativo WeChat, porque você precisa ter uma conta pessoal configurada para usá-la para transferir dinheiro.

“De maneira semelhante à forma como as grandes listas de e-mail ou números de telefone são comumente compradas e vendidas, na China os IDs WeChat estão prontamente disponíveis a um preço”, relata o China Channel.

'Mendigos profissionais' estão visando compradores de rua, revela um novo relatório (foto de arquivo)

(Imagem: Getty)

Os mendigos ficam felizes em fazê-lo, no entanto, porque muitas vezes se compara favoravelmente a um salário mínimo no país.

E os pagamentos móveis na China estão explodindo. Estatísticas recentes sugerem que os pagamentos digitais na China são mais de 50 vezes o volume de pagamentos móveis nos EUA - que foi de US$ 112 bilhões (£ 83 bilhões) no ano passado.

Mais Lidos
Não perca

Veja Também: