facebook youtube twitter

O Opinião

UM OBJETIVO CLARO : DINAMARCA

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

UM OBJETIVO CLARO: DINAMARCA

 

O meu nome é Sara Nunes, tenho 20 anos e estou neste momento a estudar Engenharia Informática na Dinamarca. 

O que pretendo neste momento é escrever a minha história e mostrar como vive uma jovem emigrante longe dos seus, num país como a Dinamarca e possivelmente ajudar centenas de jovens leitores com dicas para estudar no estrangeiro. 

 

Estudar no estrangeiro é uma experiência que todos nós devíamos ter, independentemente do tempo. Tanto pelo conhecimento adquirido, mas também pela maturidade que se ganha com uma experiência destas.

Tudo começou quando eu descobri que em alguns países da Europa como a Escócia, Dinamarca e a Noruega tinham cursos universitários gratuitos. Depois de me informar e pesquisar imenso decidi que a Dinamarca era o mais indicado para mim. O que me atraíu mais, foi o facto do sistema educacional deles ser considerado um dos melhores do mundo, o terceiro melhor, para ser mais exata. 

A minha chegada à Dinamarca foi surpreendente, pela positiva, e não podia estar mais feliz com a minha universidade e os meus colegas. Já existe uma comunidade de portugueses na nossa cidade e isso também fez-me sentir em casa. A minha Universidade, VIA University, é muito moderna e tem um nível de ensino muito prático, excelentes salas de aula, áreas de convívio, bibliotecas e dormitórios para estudantes. Tem vários cursos em Inglês, pelo que há um ambiente muito multicultural. Para além disso, os dinamarqueses falam Inglês muito bem, assim sendo, a língua não foi um problema. Apesar disso, o governo oferece aulas grátis de dinamarquês e eu estou a aprender a língua pois é uma maneira de me inserir melhor. 

Enquanto a Universidade é completamente gratuíta, as despesas do dia a dia, como a renda, alimentação e transporte têm um valor muito superior ao de  Portugal, sendo este o factor que que me levou a procurar trabalho. 

Felizmente, as aulas na Universidade são maioritariamente de manhã e tenho muitas vezes as tardes livres, o que me deixa imenso tempo livre para trabalhar e estudar. E assim começou a minha procura de trabalho, posso dizer que tive muita sorte, uma vez que encontrei um trabalho onde precisavam de pessoas fluentes em português para fazerem parte do departamento de marketing e traduções na Trendhim.

Para mim foi uma oportunidade fantástica, pois permitiu-me ganhar experiência numa área diferente da minha e também porque dá-me completa liberdade na escolha de horário. Outra vantagem é que o Estado dinamarquês apoia muito os trabalhadores estudantes, oferecendo-lhes uma bolsa no valor de 800 euros como complemento ao salário, com isto posso dizer que sou completamente independente financeiramente dos meus pais. 

Em geral, estou muito feliz com a minha decisão e sinto que eu não teria tido a oportunidade de crescer tanto profissionalmente como pessoalmente. Gostava de aconselhar todas as pessoas que decidam embarcar num caminho semelhante ao meu a não desistir mesmo que pareça difícil no início e a seguirem os seus sonhos, porque no fim vai sempre valer a pena, nem que seja só pela experiência. 

 

 

Sara Nunes

Email:

geral@distritonline.pt / publicidade@distritonline.pt

Telefone:

916 797 042

Google Bottom