facebook youtube twitter

E Economia

Observador Cetelem - 97% dos consumidores portugueses comparam preços antes de comprar

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 

Cetelem logo

 

 

 

 

97% dos consumidores portugueses comparam preços antes de comprar

Os consumidores portugueses são os mais prudentes da Europa. De acordo com o estudo do Observador Cetelem Consumo 2017, para acautelarem a gestão do seu orçamento, antes de tomarem qualquer decisão, 97% hesitam e comparam preços.

Os dados do Observador Cetelem Consumo 2017 são reveladores de um consumidor nacional que dificilmente compra por impulso um produto cujo valor seja superior a 500€. Perante o inquérito apresentado em 15 países europeus, os portugueses mostram-se os mais hesitantes e prudentes. Desde logo, 97% dos inquiridos comparam os preços, mais 7 pontos percentuais que a média do estudo. Os consumidores nacionais são também aqueles que mais refletem antes de comprar, 91% do total, 6% acima da média. Consequência natural deste perfil mais cauteloso, 89% dos consumidores do nosso país hesita
antes de comprar, mais 10% que na média dos países inquiridos. Embora abaixo da média global, também uma elevada percentagem de portugueses garante pedir mais cotações antes de adquirir o produto, 72%.

Por outro lado, a grande maioria dos portugueses garante não recorrer a quaisquer facilidades pagamento ou crédito, mais concretamente 63% dos inquiridos (média global de 62%). Já 34% revêm a sua compra, 3 pontos percentuais acima dos valores médios obtidos no estudo Observador Cetelem Consumo 2017.

Na análise aos resultados globais, os dinamarqueses são, de longe, aqueles que menos hesitam e os que menos questionam as suas aquisições. Isto porque são os que menos comparam os preços (73%), os que menos cotações pedem (70%) e os que menos hesitam ou refletem antes de comprar os bens ou serviços.

Por fim, os consumidores espanhóis são, entre os países inquiridos pelo Observador Cetelem Consumo 2017, quem mais recorre às facilidades de pagamento e crédito, admitido por 53% dos inquiridos. Em sentido contrário, os belgas são mais avessos a estas formas de pagamento, apenas 26%. Quanto à revisão da compra, os alemães são quem menos o faz, com apenas 17% dos inquiridos germânicos a manifestá-lo, ao contrário dos seus vizinhos franceses, com 74% a responder que reveem as suas compras.

O Observador Cetelem Consumo na Europa: Novos Caminhos para a Confiança 2017 foi realizado em 15 países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Dinamarca, Espanha, França, Hungria, Itália, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia, Reino Unido e Eslováquia; 800 Inquiridos por país, exceto em França onde foram inquiridos 1 000 indivíduos. O inquérito qualitativo foi realizado em dezembro pela Kantar TNS junto de 20 convidados para falarem durante 8 dias (de 5 a 12 de dezembro de 2016) num fórum online.

Este estudo foca uma questão crucial: A confiança gera crescimento ou o crescimento convida à confiança? A sua análise faz-se sob quatro grandes premissas:

a) componente pessoal e o país b) confiança interpessoal; c) institucional; d) económica.

 

Sobre o Cetelem e o BNP Paribas Personal Finance
Pertencendo ao Grupo BNP Paribas, o BNP Paribas Personal Finance é especialista no financiamento a particulares. Com cerca de 20.000 colaboradores, em 28 países e 4 continentes, o BNP Paribas Personal Finance é Nº1 em França e na Europa. Exercendo a sua atividade sob a marca comercial Cetelem, disponibiliza uma gama completa de crédito a particulares intermediada através de parceiros do Retalho especializado, concessionários automóvel e também diretamente aos clientes.  O BNP Paribas Personal Finance é parceiro de referência das principais insígnias do comércio, dos serviços, da banca e das companhias de seguros, entidades às quais aporta o seu know-how, propondo o tipo de crédito e de serviço mais adaptado à atividade e estratégia comercial dos seus parceiros. É, também, ator de referência em matéria de concessão de Crédito Responsável.   
Em Portugal está presente desde 1993. Em 2010, a fusão com o Credifin deu origem ao nascimento do Banco BNP Paribas Personal Finance, S.A., que opera sob a marca comercial Cetelem, conta com cerca de 600 colaboradores e é uma referência no mercado de crédito a particulares.

 

Fonte: Atrevia

 

Email:

geral@distritonline.pt / publicidade@distritonline.pt

Telefone:

916 797 042

Google Bottom