facebook youtube twitter

A Ambiente

Câmara Municipal investe na higiene e saúde pública

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Decorre a 2.ª fase de lavagem de contentores

Teve início no passado dia 25 de setembro, a segunda ação de higienização dos contentores de resíduos urbanos indiferenciados, com a lavagem, desinfeção e desodorização dos contentores que integram os circuitos municipais de recolha de resíduos em todo o Concelho de Santiago do Cacém.

A intervenção foi adjudicada pela Câmara Municipal à empresa RECOLTE, e incidirá num total de 1868 contentores de superfície, dos quais 1.694 contentores de 770 e 1.100 litros e 174 baldes de 110 litros.

O serviço de lavagem será efetuado de forma articulada com a Câmara Municipal de Santiago do Cacém, no seguimento da operação de recolha. O procedimento compreende duas fases, a primeira diz respeito ao despejo de resíduos e raspagem da sujidade encrustada no contentor e a segunda em que se procede à lavagem mecânica a pressão utilizando detergentes adequados que promovem a lavagem e desinfeção dos contentores. 

Esta intervenção visa uma melhoria das condições higio-sanitárias dos contentores, promovendo o bem-estar de toda a população e melhoria do serviço prestado à mesma.

Só com o contributo de todos se garantirá um efeito prolongado desta operação de lavagem, pelo que a Câmara Municipal apela a todos os munícipes para o cumprimentos das seguintes regras:

  • É obrigatório acondicionar sempre o lixo doméstico dentro de sacos fechados, fechando sempre a tampa do contentor;
  • Sempre que os contentores estejam cheios, não podem ser depositados resíduos junto aos mesmos, sendo que nestes casos o produtor deve reter os resíduos nos locais de produção ou depositar noutro equipamento próximo;
  • Sempre que no local de produção de resíduos, exista ecoponto para deposição seletiva, os produtores devem utilizar os equipamentos de deposição das frações valorizáveis de resíduos a que se destinam, designadamente vidro, papel e cartão, embalagens de plástico e metal bem como pilhas e acumuladores;
  • Não é permitido colocar nos contentores destinados a resíduos urbanos:  óleos, cadáveres de animais, cinzas, escórias ou resíduos de construção e demolição (entulhos);
  • Não é permitido afixar publicidade e outro tipo de informação em papeleiras, contentores e demais equipamentos públicos;
  • Os resíduos volumosos (mobiliário, colchões), resíduos eléctricos e electrónicos (electrodomésticos) e resíduos verdes (relva, flores, ramos, folhas, etc) não devem ser depositados nos contentores. Contacte previamente os serviços municipais para agendar a sua recolha.

A autarquia informa ainda que no decorrer desta operação de lavagem e desinfeção dos contentores, poderão registar-se alguns atrasos na recolha regular habitual, ou alteração pontual dos circuitos, pelo que pede a melhor colaboração dos munícipes.
Recorde-se que este ano, a primeira ação de desinfestação dos contentores decorreu no mês de abril.

Limpeza e higienização de contentores Município Santiago do Cacém

Fonte: Câmara Municipal de Santiago do Cacém

Email:

geral@distritonline.pt / publicidade@distritonline.pt

Telefone:

916 797 042

Google Bottom