facebook youtube twitter

A Ambiente

Machada em Alerta previne fogos florestais na Mata da Machada

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

O vereador do PSD na Câmara Municipal do Barreiro, Bruno Vitorino,  responsável pela Reserva Natural Local do Sapal do Rio Coina e da Mata Machada, implementou este ano um programa de vigilância e proteção contra incêndios, designado por Machada em Alerta.

Este programa tem como objetivo a deteção precoce de fogos florestais na Mata e áreas circundantes, bem como a sensibilização da população para a proteção das florestas.
Esta iniciativa veio substituir o projeto Jovens Voluntários para a Floresta, que era um programa financiado pelo estado e ao qual a autarquia aderiu durante muitos anos. "No entanto, e lamentavelmente, o Estado cancelou o projeto, o que fez com que tivesse que ser a autarquia a lançar um programa próprio para colmatar esta falha", explica.

 

Neste novo projeto, participaram 9 jovens, tendo detetado e alertado a Proteção Civil para 6 focos de incêndio em fase inicial, todos fora do perímetro da Mata da Machada.

 

"Estou muito satisfeito pelo sucesso da iniciativa. Foi algo idealizado, pensado, organizado e realizado por mim e pelos técnicos da autarquia. Para primeira experiencia correu muito bem. Estou muito satisfeito. O estado não faz, fazemos nós", sublinha.

 

O "Machada em Alerta" resulta de uma organização conjunta do Centro de Educação Ambiental e da Associação dos Amigos da Mata da Machada, e conta com o apoio do ICNF e dos Bombeiros Voluntários do Corpo de Salvação Pública na área da formação destes jovens. O Parque Empresarial Baía do Tejo apoia esta iniciativa, no âmbito da sua responsabilidade social.

Email:

geral@distritonline.pt / publicidade@distritonline.pt

Telefone:

916 797 042

Google Bottom