facebook youtube twitter

A Ambiente

Município da Moita implementa medidas para poupar água

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 

O Município da Moita, apesar de não estar diretamente afetado pela situação de seca que assola o País, implementou diversas medidas de modo a contribuir para a poupança de água.

Assim, foi reformulada a programação das regas de todos os espaços verdes, estando os mesmos a ser regados no período noturno. Paralelamente, foi efetuada uma redução para metade dos tempos de rega, passando esta a funcionar durante 5, 10 ou 15 minutos, conforme o coberto vegetal, por forma a otimizar o uso da água no período crítico de seca severa.

Todas as fontes decorativas do Município que se encontram a funcionar estão dotadas de um sistema de recirculação de água que consiste num circuito fechado de utilização da mesma água, sendo que apenas é reposta uma pequena parte que corresponde à quantidade que é perdida por evaporação e dispersão. No entanto, estas fontes estão a ser ligadas apenas aos fins de semana e feriados. As restantes fontes decorativas encontram-se desligadas.

Em conjunto com a Entidade Gestora “em alta” do saneamento – Simarsul, o Município da Moita está igualmente a proceder à avaliação da possibilidade de reutilização das águas tratadas da ETAR Moita / Barreiro / Quimiparque na rega do Parque José Afonso, na Baixa da Banheira.

Refira-se também que é procedimento habitual, correspondendo a uma preocupação constante dos serviços municipais, a deteção e resolução de fugas de água, bem como a substituição de tubagens que possam encontrar-se em mau estado, tendo inclusivamente sido criadas zonas de medição e controlo, de modo a avaliar permanentemente a existência /aparecimento de perdas de água no sistema de abastecimento de água.

 

brasaomoita

 

Fonte e imagem: CM Moita

Email:

geral@distritonline.pt / publicidade@distritonline.pt

Telefone:

916 797 042

Google Bottom