facebook youtube twitter

A Ambiente

CMB celebrou Dia da Floresta Autóctone

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

 

A Câmara Municipal do Barreiro, através do Centro de Educação Ambiental (CEA) da Mata da Machada e Sapal do Coina, assinalou o Dia da Floresta Autóctone, que se celebrou quinta-feira, 23 de novembro, com várias atividades na Mata.

 

Dia da Floresta Autoctone 2017 Barreiro 34 o

 

Oitenta alunos do Programa “Mexe com a Idade”, do Clube Dramático Instrução e Recreio 31 Janeiro “Os Celtas”, da Sociedade Cultural e Recreio 1º Agosto Paivense, da Associação de Ação de Reformados do Barreiro e Desportivo de Palhais estiveram na Mata a fazer o descasque de acácia e a plantação de sobreiros.

Estiveram, também, presentes cerca de 11 alunos da PERSONA e do CIC – Centro de Inclusão Comunitário, que fizeram uma limpeza do espaço do parque de merendas.

Por se tratar de um dia que pretende chamar a atenção para as espécies autóctones e para a importância da floresta nativa e sua preservação, esta iniciativa foi desenvolvida no âmbito do projeto LIFE Biodiscoveries. Muitos destes alunos estiveram já presentes na mesma atividade que decorreu nos anos anteriores, e manifestaram o seu contentamento ao verificar a evolução dos resultados das intervenções anteriores.

 

Dia da Floresta Autoctone 2017 Barreiro 71 o

 

No final houve, ainda, tempo para uma aula de ginástica ao ar livre.

Em simultâneo, esteve também presente na Mata uma turma do Curso CEF de Jardinagem da EB 2/3 Álvaro Velho, que também fez o descasque de acácias e arranque de chorão.

Foi possível, assim, juntar diferentes gerações para um mesmo objetivo.

O Vereador Bruno Vitorino, responsável pelo CEA, salientou a importância desta data, uma vez que a floresta autóctone urge ser preservada, pois as florestas nativas são áreas de árvores de origem nacional, pelo que são mais adaptadas às condições de solo e clima, mais resistentes a pragas, doenças e a períodos longos de seca e de chuvas intensas. “A nossa Mata tem, por isso, de ser protegida e, neste sentido, com o projeto Biodiscoveries e outras iniciativas, continuaremos o nosso trabalho de cuidar do que é nosso”, disse.

 

Dia da Floresta Autoctone 2017 Barreiro 96 o

 

Fonte e imagens: CMB

Email:

geral@distritonline.pt / publicidade@distritonline.pt

Telefone:

916 797 042

Google Bottom