facebook youtube twitter

A Ambiente

Exposição: Riscos! Aprender e Evitar – inauguração

Votos do utilizador: 0 / 5

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 

Uma exposição interativa sobre riscos naturais, com painéis informativos e simuladores, está patente, desde ontem, no Centro Comercial Alegro Setúbal, para o público em geral e com visitas guiadas para as escolas às quartas-feiras.

Riscos Aprender e Evitar 01

A mostra “Riscos! Aprender e Evitar”, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal através do Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros, foi inaugurada pela vereadora do Ambiente, Carla Guerreiro, que sublinhou a importância da iniciativa para a prevenção de riscos.

“Esta exposição é um sinal de que temos de nos dedicar muito mais ao conhecimento técnico e à prevenção para no futuro colhermos frutos. É, sobretudo, uma iniciativa importante para que as crianças possam aprender e replicar, depois, pelos familiares e amigos.” 

A exposição, patente até 30 de março, no P3 do Alegro, no horário de funcionamento do centro comercial, permite, com recurso a diversos suportes, que a população reconheça um conjunto de riscos e fique capacitada a adotar estratégias de autoproteção.

Em quatro módulos, são apresentados os principais riscos presentes nos quatro elementos da natureza – terra, ar, água e fogo – em painéis com informações escritas e imagens, mas também em simuladores, o que, neste caso, constitui uma novidade nesta exposição, a qual já passou, desde março, por diversos locais da cidade.

Jorge Parrulas, do Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros, fez uma visita guiada pela mostra e explicou como a população pode interagir com os diversos simuladores que possibilitam a representação dos diferentes fenómenos.

Um desses equipamentos, testado pela vereadora Carla Guerreiro, é uma mesa sísmica que simula a ocorrência de um sismo e alerta para a tomada de medidas de autoproteção, nomeadamente o resguardar debaixo da mesa, em posição fetal, com as mãos sobre a cabeça.

Ainda no que diz respeito ao risco sísmico, é possível verificar, através dos simuladores existentes, “as diferentes formas como os sismos afetam os edifícios”, indicou Jorge Parrulas, ou as consequências de um deslizamento de terras.

Riscos Aprender e Evitar 02

Quanto ao elemento ar, as pessoas são alertadas para os ricos para a saúde da poluição por partículas, através, por exemplo, da simulação com um filtro de partículas ou com um túnel de vento.

É ainda possível, no setor dedicado à água, simular como ocorrem cheias nas cidades por falta de escoamento das águas pluviais, “quando não há limpeza e os sistemas de drenagem entopem”, ou ainda no interior de edifícios, no caso de esquecimento de uma torneira aberta.

Um jogo, sobretudo dedicado às crianças, sobre as medidas a tomar em caso da ocorrência de um incêndio em casa, e a exibição de um vídeo sobre as consequências das alterações climáticas e os fogos florestais, encontram-se na última parte da exposição dedicada ao elemento fogo.

A vereadora Carla Guerreiro ouviu todas as explicações e apelou ao público em geral e à comunidade escolar do concelho para visitarem a exposição, “patente num local privilegiado da cidade, onde passam todos os dias milhares de pessoas”.

As visitas para as escolas, guiadas e comentadas por Jorge Parrulas, decorrem às quartas-feiras, às 10h30 e às 14h30, e incluem uma atuação do Teatro do Elefante com a peça “Terra”, da qual foi retirado um excerto apresentado ontem na cerimónia de inauguração.

 Riscos Aprender e Evitar 05

Fonte: Câmara Municipal de Setúbal

Email:

geral@distritonline.pt / publicidade@distritonline.pt

Telefone:

916 797 042

Google Bottom